sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Apresentação das festas de 2010

A charneca poderia ser uma aldeia igual a tantas outras nos arredores de Lisboa. Mas não o é. Como quase todas as aldeia à sua volta também teve uma festa tradicional de verão igual às outras, mas já não tem.
A Charneca teve o privilégio de ver nascer a actriz Beatriz Costa e apesar de pouco ter privado com ela, esta nunca negou as suas origens nem o lugar onde nasceu.
A charneca podia ter sido uma terra igual a tantas outras, mas não o é porque aqui ainda se concebem pessoas com garra. Foi com essa garra que a charneca resolveu homenagear a actriz Beatriz Costa no ano de 2008 por ocasião do seu centenário e mudou o seu nome para Charneca Aldeia da Roupa Branca.
Pelo 3º ano consecutivo apresentamos com muito orgulho as festas de verão da Charneca- Aldeia da Roupa Branca. Como nas edições anteriores, manteremos vivo o espirito saloio da nossa diva, homenageando não só aquela que mostrou ao país o que é ser saloio, mas também todos aqueles que continuam a sê-lo.
Teremos assim folclore, Gaiteiros, Acordeonistas, Consertinas, Cavaquinhos, Cavalinho Musical, Teatro de rua, Artesanato e a comida tradicional saloia, combinados com as casas caiadas com a risca azul, com as tascas bem decoradas, os saloios vestidos a rigor, as carroças, os burros, as zaragatas, os bailaricos, enfim… tudo aquilo a que já estamos habituados.
É importante salientar que esta festa não é só uma demonstração de tradições, mas é também um relato importante daquilo que já foi vivido por outros em outra época e que hoje continua a fazer sentido nos nossos dias. Não é por acaso que todos os dias de festa são dias de aprendizagens, de valores, de ideais, de cultura, de experiencias humanas. A charneca é isto: Uma aldeia de boa gente, que gosta de receber, que gosta de agradar e oferecer, mas que gosta de saber que quem se foi embora, levou um sorriso cheio de memórias, que um dia o vai fazer voltar.

3 comentários:

  1. Sempre trouxe um sorriso e voltei novamente este ano. (e fiz a promoção que pude no facebook!!!) ;-)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela promoção! Espero que te divirtas ainda mais este ano!

    ResponderEliminar
  3. Meus amigos tive conhecimento casual e tardio das vossas festas. Normalmente passo esta época do ano em Valpaços, Trás-os-Montes, terra natal de minha companheira, altura em que se realizam também as festas anuais. Assim gostaria de saber se as festas da Charneca Aldeia da Roupa Branca, se realizam sempre nesta data, para no próximo ano tentar arranjar um esquema para vos visitar. Um abraço com muita força, para não deixarem cair uma das melhores coisas que o nosso país tem, as sua tradições. Bem hajam e parabéns!

    ResponderEliminar